Beleza e Saúde

Limpeza de pele: você sabe como lavar o rosto?

O rosto é nosso verdadeiro cartão postal e, por isso, é normal ter uma preocupação constante para manter a boa aparência e com a limpeza de pele. Não é à toa que muitas pessoas acabam buscando procedimentos estéticos.

Algo bem comum é a procura por um Especialista em Rinoplastia para conseguir um nariz harmonioso. Mas claro, não podemos nos esquecer da pele e como ela merece os cuidados certos.

Por isso, neste conteúdo você vai entender mais sobre a importância de limpar sua pele e aprenderá como fazer isso da forma correta. Confira!

Por que a limpeza de pele é tão importante?

Apesar de ser algo bem simples, fazer a limpeza de pele pode oferecer uma série de benefícios para seu rosto. Dessa forma, manter esse tipo de cuidado na rotina é algo essencial.

A seguir, separamos alguns pontos importantes sobre como a limpeza do rosto pode ajudar em vários aspectos. Veja!

Remove impurezas

Você já parou para pensar na quantidade de sujeira que pode acumular no seu rosto ao longo do dia? Pois é, mesmo sem percebermos, células mortas, bactérias, sujidades e até poluição podem estar no nosso rosto.

Dessa forma, a limpeza é essencial para remover essa camada de sujeira que não só prejudica a pele, como atrapalha a ação de produtos para hidratação e demais cuidados. Após uma lavagem, nota-se claramente um novo aspecto.

Aumenta a hidratação

Manter a hidratação do rosto é outro ponto importante para quem quer uma boa aparência, evitando aquela textura áspera e enrugada.

No entanto, não adianta nada comprar bons cremes hidratantes, se você não mantém a pele limpa. Isso porque, a própria limpeza facial já colabora com os níveis de hidratação da sua pele.

Ou seja, é justamente essa limpeza que irá ajudar a equilibrar o nível de pH e a reter água e os próprios cremes faciais.

Previne a acne

Quer se ver livre da acne? Então, coloque a limpeza da pele na sua rotina. Para começar, essa é uma forma de retirar as células mortas na superfície e diminuir o excesso de oleosidade.

Ao mesmo tempo, a lavagem elimina o excesso de sebo e impede a proliferação da bactéria Propioniobacterium acnes. É essa bactéria que causa inflamação das espinhas e cravos.

Portanto, uma limpeza adequada é um cuidado a mais para quem está em tratamento para acabar a acne. Lembrando que isso deve ser feito com os produtos adequados para o seu tipo de pele.

Ajuda a controlar a dilatação dos poros

Uma boa limpeza também auxilia a evitar a dilatação dos poros. Isso porque, o acúmulo de células mortas, óleos, restos de sujidades, resíduos e impurezas são fatores que ajudam a manter os poros dilatados.

Nesse sentido, a limpeza diária e com os produtos certos, é essencial para eliminar todas as sujidades e desobstruir os poros.

Mantém a pele bonita e saudável

Outro grande benefício de uma limpeza de qualidade é que ela contribui com o bom estado da sua pele. Ter esses cuidados de forma contínua é uma maneira de manter a pele bonita.

Em qualquer rotina de cuidados com a pele, o processo de lavagem garante a eliminação de impurezas e contribui para a sua hidratação. Por isso, esse é um passo importante para mantê-la sempre saudável.

O que acontece se você descuidar da limpeza de pele?

Além de salientar todos os benefícios da limpeza de pele, é importante mostrar como a falta dela pode ser prejudicial.

Para começar, a limpeza é ideal para remover todas as sujeiras na superfície da pele e, sem ela, os poros ficariam totalmente entupidos. Com essa obstrução as chances do desenvolvimento de acnes severas seriam bem maiores.

Do mesmo modo, não podemos esquecer que a pele iria adquirir um aspecto sujo e ressecado. Inclusive, a falta de limpeza poderia provocar vermelhidão no rosto, contribuindo com o envelhecimento.

Ou seja, a falta de cuidados poderia afetar toda a sua imagem, impactando na autoestima. Problemas assim poderiam, inclusive, atrapalhar diversas atividades no seu dia a dia, pessoal e profissionalmente.

Como lavar o rosto corretamente?

Entender a forma correta de fazer a limpeza de pele é outro ponto essencial para conseguir bons resultados.

A primeira dica é procurar por um produto adequado para sua pele, uma vez que existem pessoas com peles mistas, oleosas e secas. Nisso, um dermatologista poderá lhe ajudar a encontrar um sabonete adequado.

Depois disso, acompanhe um passo a passo ideal:

  • molhe todo o rosto
  • espalhe o sabonete ou loção de limpeza por toda a pele com movimentos circulares e suaves;
  • evite esfregar a pele de forma agressiva para não causar irritações;
  • enxágue com água em abundância, retirando todos os restos de produtos na pele;
  • seque a pele com cuidado e dê preferência por toalhas de algodão;
  • finalize com uma boa hidratação.

Regra dos 60 segundos: lave o rosto em 1 minuto!

Para quem quer fazer a limpeza de pele de forma completa, uma boa dica é a regra dos 60 segundos. O método se popularizou na internet por meio dos conteúdos da Youtuber e esteticista Nayamka Roberts-Smith. A ideia do processo é literalmente utilizar 60 segundos para limpar o rosto. Ou seja, você deve aplicar um produto (pode ser sabonete, gel de limpeza, loção e afins) na pele umedecida e massagear por um minuto completo.

Nada de fazer uma limpeza rápida, que não dura nem 5 segundos. É necessário aproveitar o momento, fazendo um processo tranquilo e bem completo.

Isso porque, segundo Nayamaka, com um tempo maior de ação os produtos conseguem oferecer resultados melhores. Por isso, é possível remover mais impurezas e diminuir a oleosidade da pele.

Viu como a limpeza de pele é algo muito importante e pode trazer resultados ótimos para seu rosto? Por isso, vale a pena ter um cuidado especial e contar com uma rotina completa de higienização.

Além disso, não se esqueça da importância de usar produtos adequados e sempre cuidar do rosto com leveza, para não causar irritações. Com um pouco de cuidado é possível manter uma pele saudável, hidratada e sem acnes!

Miguel Lucas

Olá, me chamo Miguel Lucas sou publicitário e tenho 27 anos, criei o Mundo Diverso para falar sobre os assuntos que amo, música eletrônica, moda, gastronomia e entretenimento.

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário!

Botão Voltar ao Topo