Viagem

Pontos turísticos Rio de Janeiro: descubra 5 atrações para visitar na capital carioca

Sabemos que as praias do Rio de Janeiro são o cartão postal da capital carioca e até mesmo do país. Mas que tal fugir do roteiro típico da região e conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro por outro lado?

A cidade possui muitos atrativos, que vão encantar os turistas e dar o gostinho de “quero mais” todas as vezes que eles visitarem a capital. Do antigo ao moderno, a capital encanta brasileiros e turistas de todo o mundo e é um dos sonhos de consumo de muitas pessoas.

Por isso, se você está planejando conhecer a cidade, não fique apenas na rota das praias! Visite pontos turísticos Rio de Janeiro que contem sobre a história do país, que mostrem a beleza e o charme da arquitetura carioca, além de muitos outros destinos que encantam todos os pontos da cidade.

Se você ficou curioso, continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura.

Pontos turísticos Rio de Janeiro: muito além das praias

Que a cidade do Rio de Janeiro é um dos principais destinos para se conhecer no Brasil, todos nós sabemos. A capital carioca é conhecida mundialmente pela sua beleza e cultura. Até mesmo os estrangeiros sabem um pouco sobre essa região e já cantaram pelo menos uma vez a famosa música “Garota de Ipanema”, que representa uma das praias da região.

O que muitos não colocam na sua lista é a visitação pela cidade, que vai além de praias ou destinos naturais. Quando pensamos nos pontos turísticos Rio de Janeiro precisamos destacar que estamos tratando de um misto de cenários, com natureza envolvida dentro de uma megalópole.

Por isso, separamos aqui algumas dicas que vão além das famosas praias da região e que contemplam uma visitação histórica, cultural e até mesmo gastronômica. Veja quais são esses lugares:

1.   Porto Maravilha

O Porto Maravilha é a antiga região portuária da cidade do Rio de Janeiro. O lugar antigamente passava a impressão de abandono para os turistas, já que os galpões estavam desativados e não havia nenhuma recuperação da estrutura.

Porém, nos últimos 10 anos, a Prefeitura do Rio resolveu restaurar toda a região e transformar o lugar em um atrativo turístico bastante diversificado. Lá você encontra museus como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR), com uma vista fenomenal para a Baía de Guanabara.

Além disso, você pode visitar o AquaRio, o maior aquário da América Latina, e dar uma volta na RioStar, uma roda gigante com mais de 20 metros de altura. Todo o Porto Maravilha foi recuperado e você ainda pode caminhar pela região de bicicleta, andar de VLT e conferir as pinturas do artista Kobra.

2.   Lapa

A Lapa é uma região histórica, que remete às origens da cidade. Quando vemos os cartões postais da capital, pensamos logo nos pontos turísticos Rio de Janeiro como praias e também pelo arcos da Lapa. Nessa construção antiga passavam os pequenos bondes, que eram o meio de transporte da região.

Você pode hoje em dia dar uma volta pelo bairro e conhecer os bares que fazem a alegria principalmente dos moradores da capital. Na parte da noite, muitas baladas com custo/benefício oferecem diversão para os turistas que querem aproveitar destinos além das praias.

3.   Santa Tereza

O boêmio bairro de Santa Tereza mostra parte da origem do Rio de Janeiro. Com casarões espalhados pelas avenidas mais famosas e nos morros da região, o lugar é um dos principais destinos para quem vem ao Rio de Janeiro e possui uma arquitetura singular, que mostra um pouco da cultura carioca.

A famosa Escadaria Selarón, que muitos artistas até mesmo já gravaram clipes internacionais, como o Snoop Dogg e Pharrell Williams, é um lugar que você pode conhecer no bairro de Santa Tereza. Reserve um momento para ir aos bares da região e sentir a energia da verdadeira boemia carioca.

4.   Pão-de-açúcar

Quem não conhece o Pão-de-açúcar, não é mesmo? Podemos afirmar que esse é um dos destinos mais incríveis do Brasil. O famoso teleférico, que sobe a montanha do Pão de Açúcar, dá vista para toda a Praia Vermelha e mostra um cenário natural da cidade completamente encantador.

Os pontos turísticos Rio de Janeiro, mesmo que não façam parte do roteiro de praias, também entram nos cartões postais da cidade. Se você quer conhecer a cidade de outro ângulo, aposte nesse passeio incrível que só o bairro da Urca oferece.

5.   Cristo Redentor

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre o famoso Cristo Redentor. A estátua é conhecida fora do Brasil e até mesmo considerada uma das maravilhas do mundo. A maioria dos turistas estrangeiros que visitam a cidade certamente vão a esse destino.

Você, brasileiro, que está conhecendo a capital Rio de Janeiro, não pode tirar o Cristo Redentor do seu roteiro. Ele mostra, igualmente ao Pão-de-açúcar, uma vista fenomenal da cidade, de tirar o fôlego. Apesar de custar um pouco caro e ser difícil de chegar, é um dinheiro e tempo muito bem gastos.

Conclusão

Concluímos, então, que os pontos turísticos Rio de Janeiro vão muito além de praias belíssimas. Os passeios pela cidade incluem parte históricas, destinos naturais e até mesmo partes mais atuais, que mostram um pouco sobre como é a mistura da antiguidade e modernidade dentro de uma megalópole.

Se você já conhece a região e quer desfrutar outros lugares próximos, descubra sobre as serras brasileiras para visitar e veja que uma, localizada no interior do Rio, faz parte dessa lista.

Miguel Lucas

Olá, me chamo Miguel Lucas sou publicitário e tenho 27 anos, criei o Mundo Diverso para falar sobre os assuntos que amo, música eletrônica, moda, gastronomia e entretenimento.

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário!

Botão Voltar ao Topo