Viagem aérea: Saiba quais os modelos de máscaras permitidas para viajar

Ao longo de 2 anos, a pandemia causada pela Covid-19 impactou o mundo inteiro. Um dos setores mais afetados foi o Turismo, setor que sofreu um verdadeiro caos.
Sabe-se que a maioria das pessoas quando planejam suas viagens, o fazem com antecedência escolhendo nos mínimos detalhes os prestadores de serviços que irão comprar suas passagens, reservar sua hospedagem, compra de ingressos dos atrativos e outros. No entanto, com a chegada da Covid-19 todo planejamento saiu do controle e os consumidores tiveram que acompanhar as medidas que iriam ser tomadas por cada empresa prestadora de serviço. Um dos serviços afetados dentre a cartela de serviços vinculados ao Turismo foi a prestação de serviços aéreos.
Após a oferta da vacina para todos e com as novas informações sobre o vírus, a retomada do Turismo está acontecendo acompanhada da obrigatoriedade da adoção das medidas de proteção contra o vírus, conforme definido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Uma das medidas adotas é o uso correto da máscara de proteção para todos os passageiros e pessoas em circulação nas áreas públicas do aeroporto (saguão e balcões de check-in) e também nas áreas de embarque e desembarque. Assim como, o uso por empregados da Infraero e terceiros que prestem serviços nos aeroportos da empresa.
E você sabe quais os modelos de máscaras permitidas nos aeroportos? Se a sua resposta foi não, a seguir apresento quais dois modelos mais comuns permitidos para uso.
1 – PFF2 E N95/KN95 (SEM VÁLVULA)

2 – MÁSCARA DE TECIDO COM MULTICAMADAS (Não pode ser apenas uma camada de proteção)

No site das companhias aéreas existem mais informações quanto ao uso das máscaras que são permitidas e proibidas. Seguem os links de algumas companhias aéreas brasileiras para consulta: Avianca, Latan, Azul e Gol.
As companhias aéreas internacionais recomendam utilização de máscaras cirúrgicas que oferecem maior proteção e inclusive, seu uso é obrigatório em alguns países. Porém, recomendamos que verifique diretamente com a companhia responsável pelo voo qual tipo de máscara será exigido pela empresa.
A INFRAERO desenvolveu vídeos e fotos lúdicas e explicativas, visitem o site para acessar as informações.
Obs: Crianças com menos de 3 anos estão dispensadas do uso da máscara.
Curta sua viagem sempre com segurança.
Boa viagem!